logo RCN
Imagem principal

Aumento de casos de urgência provoca atrasos em atendimentos no HSC

Otacilienses precisaram aguardar mais que o normal nesta sexta-feira, 20, para receberem atendimento

Alguns otacilienses que buscaram atendimento no Hospital Santa Clara na tarde desta sexta-feira, 20, foram surpreendidos com um tempo de espera bem maior do que o habitual. De acordo com a direção do Hospital, que reconheceu a demora nos atendimentos, o motivo foi um aumento pontual nos atendimentos de urgência e emergência na unidade.

"Todo paciente, quando chega, é classificado seu risco, e a fila nos atendimentos acontece de acordo com essa classificação. Ocorre que, sempre que um paciente mais grave chega à unidade, automaticamente o paciente mais grave tem atendimento prioritário, e dependendo da urgência, requer um tempo maior de cuidado dos atendentes", explicou a interventora do Hospital, Beatriz Mesquita.

De acordo com Beatriz, só hoje (20) o hospital atendeu dois pacientes com infarto, acidente grave de trabalho, dentre outras ocorrências. "Quando isso acontece, atrasa os atendimentos das pessoas que estão com problemas menos graves, e assim é em toda a rede. Não é só aqui. As prioridades sempre são os casos de urgência, pessoas com sintomas mais graves. Se o médico estiver atendendo e chegar o Bombeiro, ele precisa dar prioridade ao Bombeiro. Se chega o Samu também", argumenta.

Demanda das Unidades de Saúde

Além da alta pontual das demandas desta sexta-feira, 20, Beatriz lembrou que o hospital ainda está absorvendo mais atendimentos oriundos das UBS's, já que pelo menos três médicos do município estão afastados por atestado médico. Ela ressaltou que, apesar da demora, nenhum paciente fica sem atendimento. "A classificação de risco indica o tempo em que o paciente pode aguardar. Pacientes classificados com vermelho são automaticamente atendidos na hora em que chegam, os demais aguardam de acordo com a classificação. Com a chegada do frio, crianças e idosos estão propícios a ficarem doentes e sempre serão prioridade sobre os demais. Lembrando que todos os pacientes foram e sempre serão atendidos. Porém, urgências e emergências serão prioridade sempre".

Conversamos com a secretária adjunta de saúde, Cleonice Souza, que confirmou o afastamento dos médicos, todos por motivos de sáude, mas nos informou que, ao menos, dois profissionais devem retornar aos atendimentos nos próximos dias. "O Dr. Malek retorna na segunda-feira. O Dr. Reginaldo retorna depois que se recuperar de Covid. O Dr. Machado, que sofreu uma fratura no braço, é o caso mais grave e deve ficar afastado por 60 dias".

Onze crianças esperam leitos de UTI em Santa Catarina Anterior

Onze crianças esperam leitos de UTI em Santa Catarina

Otacilienses com 60 anos ou mais já podem aplicar a 2ª dose de reforço da vacina contra a covid Próximo

Otacilienses com 60 anos ou mais já podem aplicar a 2ª dose de reforço da vacina contra a covid

Deixe seu comentário