logo RCN
Imagem principal

Pinhão da merenda escolar deverá ser adquirido diretamente da Agricultura Familiar

O projetor de lei foi aprovado na sessão itinerante da Alesc em Lages

Durante a sessão itinerante em Lages, foi aprovado o projeto de lei do deputado Neodi Saretta, com coautoria do deputado Marquito,  que garante que o pinhão, já presente na merenda escolar da Rede Estadual de Ensino, seja adquirido diretamente de agricultores familiares, empreendimentos familiares rurais e da economia solidária de Santa Catarina. A iniciativa busca fortalecer a renda de pequenos produtores e promover a valorização econômica e cultural do alimento, um símbolo da região serrana.

Saretta destacou a importância de apoiar a agricultura familiar e o comércio justo, beneficiando quem trabalha diretamente com a produção de pinhão, especialmente nas comunidades da região serrana do estado. “Aprovamos hoje um projeto que valoriza esses produtores e assegura que o pinhão nas escolas de Santa Catarina venha do trabalho de famílias que dependem dessa atividade para o sustento,” afirmou o deputado.

Além de impulsionar a economia local, a proposta também reforça a oferta de alimentos de qualidade para os estudantes. Estudos da Embrapa Florestas apontam que o pinhão é um alimento rico em fibras e nutrientes essenciais, adequados para a alimentação de crianças e adolescentes. “Com a compra direta, o projeto promove um ciclo de benefícios para os alunos, que recebem um alimento saudável, e para os agricultores, que têm garantida a venda de sua produção”.

A aprovação do projeto, especialmente em Lages, maior centro produtor de pinhão de Santa Catarina, reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e a preservação das tradições locais, que encontram no pinhão um de seus maiores símbolos econômicos e culturais.

Prefeita Carmen Zanotto anuncia novos secretários municipais Anterior

Prefeita Carmen Zanotto anuncia novos secretários municipais

Copercampos lança programa Próximo

Copercampos lança programa "Mais Gratidão" para homenagear funcionários de longa data

Deixe seu comentário