Imagem principal

Alunos do 3º ano realizam roda de conversa com os candidatos a prefeito de Otacílio Costa

Os alunos da disciplina Práticas de Linguagem no Campo Jornalístico, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, receberam a missão de elaborar uma entrevista com um convidado de sua escolha. 

O grupo, composto por dez estudantes, decidiu convidar os candidatos a prefeito de Otacílio Costa para um bate-papo no estilo do programa Roda Viva, da TV Cultura.  O objetivo, segundo a professora Karolina Weber Paes, foi explorar a trajetória de vida  de cada candidato, proporcionando uma análise profunda e informativa sobre suas experiências e visões para a cidade.

Todos os candidatos responderam 13 perguntas cada, cinco perguntas sobre a vida pessoal e, o restante, todas iguais para os candidatos, onde se perguntou, por exemplo, qual legado o candidato quer deixar caso seja eleito e qual conselho o candidato daria para os jovens que vão entrar no mercado de trabalho e estão iniciando a vida adulta, dentre outras.

A primeira roda de conversa foi com o candidato Luiz Carlos Xavier, o Tio Ligas, na terça-feira, 10. Tio Ligas respondeu todas as perguntas e, ao final, teve um bate-papo com os alunos, no tempo que restou. Para ele, a pergunta que mais chamou atenção foi a respeito do legado político que pretendia deixar. “Por que todo político pretende deixar um legado positivo na vida das pessoas, no entanto, esse legado só se manifesta quando as suas ações transcendem o seu tempo no poder beneficiando as próximas gerações. Se isso ocorrer há um impacto positivo na vida das pessoas e o legado tem um impacto positivo”, disse o candidato.

O segundo candidato a participar foi o atual prefeito, Fabiano Baldessar, que concorre à reeleição. A roda de conversa aconteceu na manhã de segunda-feira, 16, nos mesmos moldes. Fabiano respondeu as perguntas e interagiu com os estudantes. Para o candidato foi uma oportunidade muito importante. “Deixamos a mensagem a esses alunos do terceiro ano, todo trabalho que foi feito nestes últimos anos e que considero muito importante, pois o resultado é para esses jovens de 16 a 20 anos, quando se fala em oportunidade de emprego e oportunidades para a vida. A mensagem que fica para todos os jovens do município é que estudem, se dediquem e tenham comprometimento e responsabilidade em todos os seus atos”, ressaltou Baldessar.

O terceiro candidato, Henrique Costa, foi acompanhado de seu candidato a vice-prefeito, Gustavo Matias. Também no mesmo formato, Henrique respondeu todas as perguntas dos estudantes. A roda de conversa aconteceu na manhã de terça-feira, 17. Henrique, como candidato mais jovem, falou que se sentiu bem à vontade com a interação dos jovens e a última pergunta feita a ele foi a que mais chamou atenção. “Qual conselho eu deixaria para os jovens, foi o que mais me motivou e que eu respondi, tenham coragem, para se preparar e tenham planejamento.”

Os alunos demonstraram grande empolgação e interesse no trabalho, elaborando as perguntas com imparcialidade e respeito em relação a todos os candidatos.

Praticamente todos os alunos vão votar pela primeira vez em uma eleição municipal, e a roda contribuiu para que todos conhecessem de perto a vida e as propostas de cada candidato.


Confira as propostas dos candidatos a prefeito de Otacílio Costa para a área de saúde Anterior

Confira as propostas dos candidatos a prefeito de Otacílio Costa para a área de saúde

Jorginho Mello se licencia e transmite o cargo para a vice-governadora Marilisa Boehm Próximo

Jorginho Mello se licencia e transmite o cargo para a vice-governadora Marilisa Boehm

Deixe seu comentário