Otaciliense estuda medicina na Itália e compartilha sua experiência |

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na Apae de Otacílio Costa
13 alunos da Escola Amigos Para Sempre, a Apae de Otacílio Costa, participaram do curso ‘Cultivo Protegido de hortaliças’, por meio do Sindicato Rural, com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).
O curso aconteceu na escola, na última semana, nos dias 13 e 14 de março. As atividades foram conduzidas com recursos adaptados para atender às necessidades de cada aluno e isso foi fundamental para o êxito da ação e com objetivo de capacitá-los para a produção de hortaliças em cultivo protegido.
As aulas teóricas e práticas foram conduzidas pelo prestador de serviço em instrutoria do Senar/SC, Gilsonei Duarte, que ressaltou o quanto é gratificante perceber que a iniciativa conquista resultados tão positivos.
Nas 16 horas de curso, em aulas teóricas e práticas, os alunos da Apae aprenderam sobre o cultivo protegido de hortaliças; dados técnicos, financeiros e tendências de mercado. Características produtivas, relevo clima e solo; aspectos gerais de construção de estufas; característica e escolhas dos materiais para construção da estufa; influência do clima, espécies e cultivares adaptadas às diferentes regiões; manejo e controle de doenças e pragas em estufas; produção de mudas e hortaliças em estufas e construção dos diferentes modelos de estufas.
Para o presidente do Sindicato Rural de Otacílio Costa, Jonathan Pereira de Souza, oportunizar este curso para os alunos da Apae foi muito especial, pois além de promover a inclusão, os alunos podem contribuir no cultivo das hortaliças na escola e em suas casas, junto de suas famílias, também.
Deixe seu comentário