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44,9% dos consumidores vão gastar menos no Dia dos Pais, revela pesquisa

2 em cada 10 brasileiros não vão comprar presentes Para o almoço em família, população diz que carne e churrasco não podem faltar

São Paulo, Agosto de 2022 - Para compreender os hábitos de consumo do brasileiro sobre as comemorações de dia dos pais, a Hibou - empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo em parceria com a Score Retail, empresa de data retail da B&Partners .co realizaram pesquisa com mais de 1300 pessoas em todo o país durante o mês de Julho 2022.


44,9% declaram menos poder aquisitivo, logo, farão menos compras. No restante, 15,7% também afirmou que, apesar do aperto financeiro, vão manter a tradição familiar; 26,6% disseram estar igual aos anos anteriores; 11,6% estão com o bolso melhor, e manterão os hábitos, e 1,2% se disseram estar melhor, por isso vão gastar um pouco mais.


Este ano, 40% da população afirma que gastará entre R$50 e R$150. 18,7% dos brasileiros vai investir entre R$150 e R$250. Até R$50, 13,7% vai usar para presentes. E 2 em cada 10 brasileiros não vão comprar presentes nesta data.
 

“Observamos que os brasileiros tendem a manter as tradições nas datas comemorativas, mesmo com o ticket médio mais baixo que em outros anos. Seja em lojas físicas ou online, os consumidores buscam alternativas de presentes ou formas de manter hábitos já consolidados como os encontros para almoços e reuniões”, afirma Ligia Mello, sócia da Hibou.


Mais procurados para presente

Todo ano fica a dúvida do que presentear, mas no quesito segmento, os cinco primeiros listados se dividiram em: vestuário, 67,2%; calçados, 36,4%; perfumes, 26,2%; acessórios, 19,5% e comestível 17,8%.


Como o brasileiro fará suas compras?

A loja física ficou disparada como primeira opção com 56,3%. Em seguida, a internet com entrega (32,6%); produção própria do presente (2%), formato drive-thru (1,1%) e não se aplica (17,8%). As escolhas das lojas foram citadas também: Redes de varejo (Americanas, FastShop, Renner, Marisa, etc.) por 27,9%; Loja da marca do produto, por 23,3%; Loja de bairro, por 23%; Supermercados/hiper, por 3%. Os indecisão somam 33,9%.
 

Além do ambiente físico, as compras via internet serão realizadas em sites da marca/produto por 43,2%; 27,8% em sites de redes de varejo; 27,5% em sites de pequenos lojistas. Os que ainda não decidiram totalizam 25,4%.


O tradicional almoço em família

Em contrapartida, pensando nos pratos do almoço de dia dos pais, cite um tipo de alimento que não pode faltar na mesa, a surpresa veio na nuvem de palavras gerada respostas, com destaque para: churrasco (290 menções), carne (239), lasanha (100) e massa (67).


"Mesmo com o preço da carne em alta, os consumidores ainda levam em consideração que esse é um tipo de data para reunir a família com fartas refeições. Ainda assim, marcas precisam olhar para esses momentos e desejos, e considerar promover experiências que deixem memórias afetivas nas pessoas", comenta Ana Letycia, Head de planejamento da Score Retail.

 

Metodologia

A pesquisa foi feita por abordagem digital com 1300 respostas, sendo que 58,4% estabelecidos no Sudeste, 15,9% no Sul, 12,5% no Nordeste, 7,1% no Norte e 6,1% no Centro-Oeste. Na pesquisa, também é levantada informações básica sobre renda familiar, que resultou-se da seguinte forma: A++: 2,8%; A+: 4,5%; B1: 16,2%, B2: 22,4%; C1: 19,5%; C2: 12,1%; DE: 4,4% e Prefiro não responder: 18%. O estudo foi feito nos dias 21 e 22 de Julho de 2022 e o resultado apresenta 2,7% de margem e erro e 95% de confiança.

 

Sobre a Score Retail
A Score Retail é uma empresa de data retail da B&Partners. co - The Brandtech Network. O embasamento em dados e tecnologia, pré e pós implementação, nos permite desenvolver as melhores soluções para cada tipo de problema em ambientes de compra ou de consumo. Somos especialistas em remodelar a construção de marcas e experiências.

 

Sobre a Hibou
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.


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