logo RCN
Imagem principal

3º Encontro Estadual dos Autodefensores das APAES ocorre nesta quinta na Alesc

Conforme o presidente da comissão, deputado Dr. Vicente Caropreso, são esperadas mais de 400 participantes

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina  sedia, nesta quinta-feira (18), o 3º Encontro Estadual dos Autodefensores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Santa Catarina.  O evento é organizado pela Federação Catarinense das Apaes (Feapaes)  e tem o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Legislativo estadual. Conforme o presidente da comissão, deputado Dr. Vicente Caropreso, são esperadas mais de 400 participantes. O evento ocorre das 9h às 16 horas.

 

“Nada sobre nós, sem nós”!  Esse protagonismo presente no lema das pessoas com deficiência é o que queremos fortalecer. É uma iniciativa que desperta para a autonomia e a independência da pessoa com deficiência, estimulando a participação delas no processo de tomada de decisões dentro das instituições.  Os autodefensores são legítimos porta-vozes dos anseios de seus companheiros junto à direção das Apaes”, explica Dr. Vicente.

 

O destaque da programação são as palestras: “A Importância da Família na Autodefensoria”, que será ministrada pelo Diretor Social da Apae de Xanxerê, Ivan Coriolano Durant Junior , e  “Autodefensoria e sua Importância na Defesa dos Direitos”, que será proferida pela  pedagoga e pós-graduada em Práticas Inclusivas e Gestão de Pessoas,  Vanessa Aparecida Ferreira, da Apae de Balneário Piçarras.

 

O evento é motivado pela Lei 16.327, de janeiro de 2014, que instituiu a Semana Estadual de Valorização e Promoção dos Autodefensores das Apaes em Santa Catarina. Realizado sempre na segunda semana do mês de julho,  o evento deste ano teve que ser adiado para agosto devido ao aumento registrado de pessoas hospitalizadas por doenças respiratórias.

 

Quem são os Autodefensores

 

Instituído no estado no ano de 2001, a autodefensoria integra um movimento da Federação Nacional de Apaes que procura abrir espaço para a participação dos alunos nas decisões e atos promovidos pelas instituições de educação especial. A cada três anos, dois alunos (um do gênero masculino e outro feminino) e seus adjuntos são eleitos diretamente pelos colegas para fazer parte da diretoria das Apaes.


Evento gratuito reúne profissionais de tecnologia em Florianópolis Anterior

Evento gratuito reúne profissionais de tecnologia em Florianópolis

Receita Federal apreende mais de meia tonelada de cocaína no Porto de Navegantes (SC) Próximo

Receita Federal apreende mais de meia tonelada de cocaína no Porto de Navegantes (SC)

Deixe seu comentário