3º Encontro Estadual dos Autodefensores das APAES ocorre nesta quinta na Alesc
Conforme o presidente da comissão, deputado Dr. Vicente Caropreso, são esperadas mais de 400 participantes
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina sedia, nesta quinta-feira (18), o 3º Encontro Estadual dos Autodefensores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Santa Catarina. O evento é organizado pela Federação Catarinense das Apaes (Feapaes) e tem o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Legislativo estadual. Conforme o presidente da comissão, deputado Dr. Vicente Caropreso, são esperadas mais de 400 participantes. O evento ocorre das 9h às 16 horas.
“Nada sobre nós, sem nós”! Esse protagonismo presente no lema das pessoas com deficiência é o que queremos fortalecer. É uma iniciativa que desperta para a autonomia e a independência da pessoa com deficiência, estimulando a participação delas no processo de tomada de decisões dentro das instituições. Os autodefensores são legítimos porta-vozes dos anseios de seus companheiros junto à direção das Apaes”, explica Dr. Vicente.
O destaque da programação são as palestras: “A Importância da Família na Autodefensoria”, que será ministrada pelo Diretor Social da Apae de Xanxerê, Ivan Coriolano Durant Junior , e “Autodefensoria e sua Importância na Defesa dos Direitos”, que será proferida pela pedagoga e pós-graduada em Práticas Inclusivas e Gestão de Pessoas, Vanessa Aparecida Ferreira, da Apae de Balneário Piçarras.
O evento é motivado pela Lei 16.327, de janeiro de 2014, que instituiu a Semana Estadual de Valorização e Promoção dos Autodefensores das Apaes em Santa Catarina. Realizado sempre na segunda semana do mês de julho, o evento deste ano teve que ser adiado para agosto devido ao aumento registrado de pessoas hospitalizadas por doenças respiratórias.
Quem são os Autodefensores
Instituído no estado no ano de 2001, a autodefensoria integra um movimento da Federação Nacional de Apaes que procura abrir espaço para a participação dos alunos nas decisões e atos promovidos pelas instituições de educação especial. A cada três anos, dois alunos (um do gênero masculino e outro feminino) e seus adjuntos são eleitos diretamente pelos colegas para fazer parte da diretoria das Apaes.
Deixe seu comentário