logo RCN
Imagem principal

Visitantes do Show Tecnológico Copercampos poderão conhecer mais sobre Fixação Biológica de Nitrogênio

Tecnologia CTS da Novonesis pode proporcionar aumento de produtividade e mais praticidade para produtores de soja

Entre os dias 25 a 27 de fevereiro, na cidade de Campos Novos (SC), acontece a 29ª edição do Show Tecnológico Copercampos. O evento contará com a participação da Novonesis, empresa líder em biossoluções, que apresentará aos produtores o que há de mais moderno em Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN). Quem visitar o estande da Novonesis, que está localizado nas ruas 7 e 9, poderá conferir os benefícios das soluções CTS 700 e CTS 1000, inoculantes para tratamento industrial de sementes.

A tecnologia do CTS 700 conta com um inoculante líquido longa-vida com 60 dias de pré-tratamento. Essa tecnologia oferece maior comodidade e segurança aos produtores, além de contribuir para o aumento da produtividade. "O CTS 700 é um produto amplamente adotado pelos produtores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e a parceria com a Copercampos permite entregar uma semente de soja de alta qualidade com a tecnologia 'Abre e Plante', que proporciona maior praticidade e produtividade", afirma Fernando Bonafé Sei, gerente da área técnica da Novonesis.

Os visitantes também poderão conhecer a tecnologia do CTS 1000, um inoculante sólido de longa vida para Tratamento de Sementes Industrial (TSI) composto à base de Bradyrhizobium elkanii, que permite o pré-tratamento de até 90 dias antes do plantio. “Estudos de campo realizados nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul demonstram uma performance de produtividade 3,8% superior em relação ao inoculante padrão. Isso acontece uma vez que o Optimize 1000 proporciona um aumento na formação de nódulos e fixação de nitrogênio”, afirma Bonafé. 

O gerente explica que a fixação de nitrogênio acontece depois que a planta germina e libera flavonoides para solo, como um sinal para formação de nódulos pelas bactérias, que produzem como resposta para planta o LCO, também conhecido como lipo-quitooligossacarídeos. “Essas moléculas são açúcares produzidos por bactérias de Bradyrhizobium que sinalizam para a planta o início do processo de infecção simbiótico para formação da nodulação. Ao fornecer esses sinais possibilitamos que as bactérias introduzidas via inoculação e naturalizadas no solo iniciem a formação de nódulos mais precocemente, proporcionando uma maior capacidade de FBN pela planta de soja", comenta.

Além dos inoculantes Optimize 700 (no CTS 700) e o Optimize 1000 (no CTS 1000), a Novonesis apresenta as tecnologias CTS 700 e CTS 1000, as quais incluem, além da tecnologia Optimize, protetores biológicos, agente de compatibilidade, polímero líquido e pó secante grafitado para entregar melhor qualidade no tratamento de sementes.


Otacílio Costa celebra formatura de novos bombeiros comunitários e recebe viatura para reforço operacional Anterior

Otacílio Costa celebra formatura de novos bombeiros comunitários e recebe viatura para reforço operacional

Show Tecnológico Copercampos 2025 terá número recorde de expositores Próximo

Show Tecnológico Copercampos 2025 terá número recorde de expositores

Deixe seu comentário