logo RCN
Imagem principal

Cerca de 150 pessoas participam do encontro “Diálogo com Novos Gestores” do TCE/SC

Depois de Chapecó e Joaçaba, é a vez de Lages receber a equipe técnica do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), nesta quinta-feira (27). Denominado “Diálogo com Novos Gestores”, o encontro iniciou pela manhã e se estende até a tarde, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Herneus De Nadal, disse que “este é um encontro para a gente conversar sobre ações e cuidados específicos que impactam áreas como políticas públicas e contas de governo nos municípios”. Lembrou que a atuação do TCE/SC em outros momentos foi meramente fiscalizatória e hoje, é de governança e orientação aos municípios. “Esse encontro é uma ação estratégica. Aqui teremos assuntos extremamente importantes, desde atuação preventiva, fiscalização e também de punição, quando for o caso”, alertou.

Cerca de 150 pessoas entre prefeitos, secretários municipais, controladores, procuradores, presidentes de câmaras e demais gestores públicos participam do encontro. Entre os temas abordados, constam O Papel dos Prefeitos na Cobrança do Crédito Tributário; Consórcios Públicos: Aspectos Gerais; Governança Aplicada às Contas dos Prefeitos Municipais; Atos de Pessoal em Início de Mandato: O Que Deve Ser Observado, e dentre outros temas, A Responsabilidade da Alta Administração nas Contratações Públicas.

Nove auditores do TCE foram escalados para essa orientação técnica aos municípios. Na palestra com o tema Governança Aplicada às Contas dos Prefeitos Municipais, a responsável foi a diretora de Contas de Governo do TCE/SC, Gissele Souza de Franceschi Nunes.  Ela falou da importância da governança na gestão das contas municipais, com destaque para os principais aspectos que os gestores devem observar para garantir a boa administração dos recursos públicos. Como gestão do planejamento orçamentário, o cumprimento dos percentuais legais e constitucionais obrigatórios relativos à saúde e à educação, as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O presidente da Amures e prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto, destacou a contribuição do TCE/SC para que os gestores acertem mais em suas decisões. Especialmente, os novos prefeitos com suas respectivas equipes que entraram este ano na administração. “O suporte do TCE/SC aos municípios é fundamental para sermos mais assertivos e não termos depois que se explicar por ações que poderiam ter sido evitadas só por falta de orientação”, observou.

Para a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, há sempre o que aprender nessas capacitações, independentemente da gestão. “Cuidar da boa aplicação dos recursos é nossa obrigação. Como disse o governador Jorginho Mello, não existe recurso público e sim recurso do cidadão e por isso, estamos aqui para esta capacitação do TCE/SC para aplicar mais e melhor o dinheiro do cidadão em seu benefício”, disse a prefeita.

Além das representações dos municípios da Amures, gestores da região da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), integram a plateia do “Diálogo com Novos Gestores” em Lages.

Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures


Núcleo da Mulher da ACIL realiza mais uma edição do Mulheres de Sucesso para homenagear trajetórias inspiradoras Anterior

Núcleo da Mulher da ACIL realiza mais uma edição do Mulheres de Sucesso para homenagear trajetórias inspiradoras

Com recorde de expositores e de público, Show Tecnológico Copercampos consolida sua força Próximo

Com recorde de expositores e de público, Show Tecnológico Copercampos consolida sua força

Deixe seu comentário