logo RCN
Imagem principal

Pesquisadoras da Udesc Lages ganham prêmio com projeto de produção de anticorpos

As pesquisadoras Sandra Davi Traverso, Cláudia Biffi e Camila Conti, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, conquistaram o primeiro lugar do Programa Nascer, com um projeto inovador que promete transformar a pesquisa científica no Brasil.


Elas estão à frente da startup YCorps e pretendem produzir anticorpos no país, utilizando patógenos nacionais e reduzindo a dependência da importação, um problema recorrente no setor.

O reconhecimento veio durante o Super Pitch Day, realizado no último sábado, 15, em Florianópolis. O prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc) e da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação (SCTI).

O prêmio de R$ 220 mil impulsionará o desenvolvimento do projeto, que nasceu da dificuldade enfrentada por pesquisadores no acesso a anticorpos importados. Além de demorarem para chegar ao Brasil, muitas vezes, estragam no percurso devido a restrições de transporte e armazenamento.

Sandra e Cláudia são professoras da Udesc Lages e Camila é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Elas integram a equipe do Laboratório de Produção e Sanidade Animal (PROS-Animal), que oferece suporte técnico e científico ao setor de produção animal, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas produtivos eficientes e sustentáveis.

Antes de chegar à final, elas venceram a etapa regional, que ocorreu em Lages, em dezembro de 2024, competindo com outros 20 projetos. Esta edição do Programa Nascer teve recorde de inscrições, totalizando 1,2 mil projetos submetidos e 483 aprovados.


Uniplac obtém nota máxima pelo MEC e se consolida como referência na Serra Catarinense Anterior

Uniplac obtém nota máxima pelo MEC e se consolida como referência na Serra Catarinense

Professores da Rede Municipal de Ensino de Otacílio Costa têm salários acima do piso nacional Próximo

Professores da Rede Municipal de Ensino de Otacílio Costa têm salários acima do piso nacional

Deixe seu comentário